4 de julho de 2013

Diferentes log cabin


O log cabin é um dos blocos tradicionais mais conhecidos. A tradução do nome seria "Cabana de Toras". Se formos seguir as cores mais tradicionais, ou as cores que têm história, os log cabin com o centro vermelhos representam lareiras. Então, faz-se o bloco com um dos lados em cores mais escuras e o outro em cores mais claras, representando a iluminação que a lareira oferece a um ambiente. Também podem ser feitas em amarelo ou dourado, simbolizando a luz do sol entrando pela janela, dando boas vindas aos amigos e à família. Essas são as cores mais "clássicas" mas claro, quando o bloco é seu você monta da cor que quiser rsrsrsrs.

O legal de fazer com um lado mais escuro e outro mais claro, é que, juntando vários blocos é possível fazer diferentes composições. Na imagem abaixo, fiz um bloco base e com a repetição desse, criei várias composição diferentes. Claro, você não precisa deixar todos os tecidinhos de um lado iguais, mas para que a composição apareça é necessário montar o bloco de um jeito que se perceba que existem dois lados.



Historicamente não existe registro de quando exatamente esse bloco começou a ser usado. Existem desenhos similares mesmo em múmias (siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim, vc leu certo!! e nãããããããão, eu não bebi antes de escrever isso). Eu também não sabia, soube disso quando fui pesquisar para escrever esse post. A referência dessa informação é o blog Art e Pieces. E a imagem seguinte também é de lá :-)





Nos Estados Unidos esse bloco começou a ser usado mais frequentemente no período da Guerra Civil. Ele é um dos chamados blocos abolicionistas, pois era usado para indicar quais casas eram seguras para os escravos fugitivos.

Em março eu compartilhei em nossa página no Face (www.facebook.com/DeiaPatchwork) um vídeo, super didático, da Eliana Zerbinatti explicando como fazer um dos tipos de log cabin. O link é http://www.youtube.com/watch?v=xqXprCx_qQM. Dá um pulinho lá pra ver, vale muito a pena!! :-)

E mais recentemente foi publicado na página Artes e Arteirices a imagem abaixo. Originalmente ela é do blog Stitch This!, então vamos dar créditos a todos os envolvidos!! Nessa imagem é mostrada a sequência de montagem dos blocos para cada variação do log cabin. Eu amei!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário